Paloma

Paloma

Paloma

Franco Editora
1ª edição (2005)
2ª edição (2008)
Coleção Arco-Íris
Ilustrações de Sandra Guarilha
12p. – 4 cores – 14,8x21cm

A paz começa com o respeito que temos a nós mesmos e ao nosso jeito de ser. Quando nós nos respeitamos, sentimo-nos importantes e especiais por sermos quem somos. Desta forma, passamos a ser capazes de viver pacificamente também com as pessoas que nos cercam, transmitindo, assim, uma mensagem de paz. Em seu lançamento, no ano de 2005, Paloma ganhou uma edição em Braille. Foi apontado pelo Instituto Benjamin Constant como o primeiro livro infantil brasileiro a ser lançado, simultaneamente, em tinta e Braille.

  • +Jornal Nacional - matéria do dia 18/04/2005

    Link para a matéria: https://www.youtube.com/watch?v=vUE6-nxPCks

    Texto da matéria: Incentivo à leitura de deficientes

    Dos dois mil livros infantis e uma biblioteca na maior instituição para deficientes visuais do Brasil, apenas 10% dos livros estão em Braille, a maioria histórias clássicas impressas lá. Para viajar no mundo da imaginação, da literatura, as crianças dependem de contadores de história.paloma-braille

    “A leitura quando é feita por nós próprios tem outro sabor, você tem uma outra apreensão e realmente a necessidade de termos livros em Braille é muito grande”, diz Maria da Glória Torres, coordenadora do Instituto Benjamin Constant.

    Pela primeira vez, um livro infantil foi lançado antes para crianças que não podem ver.

    Emocionada, Vanessa começou a ler a história de Paloma. Paloma, que quer dizer pomba em espanhol, se achava muito sem graça, até ser retratada pelo pintor Pablo Picasso.

    Duda percebeu que o traço do artista é diferente. Tocar a pombinha de brinquedo, com penas, como uma de verdade, foi ainda melhor.*

    Vanessa, leitora apaixonada, só queria poder viajar mais nesse universo de histórias.

    “Leitura é olhar amplo do deficiente visual, onde você pode ter conhecimento de tudo, viajar no mesmo lugar”, diz Vanessa, de 13 anos.

    * Foram levados ao Instituto Benjamin Constant uma reprodução de uma pomba desenhada por Picasso, contornada por um barbante, permitindo sentir o traço do pintor pelo tato; e o modelo tridimensional de uma pomba, para que pudessem conhecer o animal.